quinta-feira, 19 de maio de 2016

Primeiras Etapas de Execução: Abertura de Vala e Armação da Sapata Corrida



Sapata Corrida: Etapas de Execução




Neste post, será comentado as etapas de execução da sapata corrida, algumas verificações a serem feitas por etapa e ilustração para melhor demonstrar as executadas.

1º Etapa:



A sapata corrida é fundação contínua que recebe a carga das paredes e apoia-se diretamente sobre o terreno. Têm formato de viga e pode ser feita de concreto simples ou armado, solo-cimento e canaletas. Construída sobre uma camada de concreto magro, a sapata corrida com blocos de concreto tem dimensões que dependem do porte da obra. Primeiro passo para sua execução é abrir uma vala (imagem 1)* de 20 cm de largura além da espessura das paredes que serão construídas.



(Imagem 1): Escavação da Vala com auxílio de Retroescavadeira.


A largura total da vala não deve ser inferior a 40 cm, nem deve ultrapassar um metro (imagem 2)*.Se o terreno for inclinado, a vala deverá ser cortada em degraus, considerando uma linha imaginária de 10% de inclinação.



(Imagem 2): Grupo de Estudantes Analisando dimensões da vala Escavada.


2º Etapa:


Depois, é preciso amassar o fundo da vala, para que sua superfície fique compactada e uniformizada. Em seguida, piquetes são cravados ao longo de sua extensão – eles servirão de referência para que o lastro de concreto fique nivelado e uniforme. Na sequência, é jogada uma camada de 10 cm de brita no fundo da vala, que será bastante socada, até que penetre na terra (Imagem 3)*.

(Imagem 3): Ilustração de compactação da brita.


Paralelamente, é montada a armadura, posicionando os estribos, que ficam amarrados em barras horizontais com arame recozido, no espaçamento determinado pelo projetista. As fôrmas da sapata também são preparadas, com tábuas, sarrafos e desmoldante. Depois se posiciona a armadura na vala (imagem 4 e 5)*.




(Imagem 4): Ilustração de Posição da Armadura.



(Imagem 5): Vala com manta impermeabilizante ao fundo, já nivelada e com armadura posicionada.


Com isso, finaliza-se as etapas de preparação de vala e armação da Sapata Corrida (imagem 6)* e inicia-se a etapa de concretagem, tema da próxima postagem.



(Imagem 6): Grupo de Estudantes com vala escavada ao fundo, vala com piquetes e armadura posicionada, aguardando concretagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário