quarta-feira, 25 de maio de 2016

Etapas Finais de Execução: Concretagem



SAPATA CORRIDA: ETAPAS DE EXECUÇÃO




3º Etapa:



Depois de posicionar a armadura na vala (imagem 1*), começa a concretagem (imagem 2 e 3*), adensando bem o concreto com barra de aço após o lançamento de cada lata. Para eliminar bolhas de ar, utilize um vibrador e alise a superfície com uma colher de pedreiro. O procedimento de cura úmida do concreto segue por três dias. 
Para manter a umidade constante, é preciso molhar com água, sem encharcar, duas vezes ao dia, em média. Se o clima estiver muito quente e muito seco, pode ser necessário adicionar água outras vezes.


(Imagem 1): Armadura Posicionada Aguardando Concretagem


(Imagem 2): Inicio da Concretagem.


(Imagem 3): Aluno do Grupo estudantil acompanhando a Concretagem.



Após 24 horas de realizada a concretagem, já é possível iniciar a execução da alvenaria de embasamento, assentando sobre a sapata os blocos de concreto, com argamassa de assentamento. Um nível ou mangueira transparente farão a checagem nos cantos. Após os três dias, as fôrmas são retiradas e executa-se uma cinta de amarração, na última fiada da alvenaria de embasamento, antes da parede da casa. É preciso impermeabilizar o baldrame, por fim (imagem 4*).



(Imagem 4): Corte no Pavimento Demonstrando Sapata Corrida Após Concretagem.


Considerações Finais:


Com isso finaliza-se a Etapa de Execução da Sapata Corrida, e inicia-se a estrutura através da alvenaria estrutural.
O grupo estudantil acompanhou a obra durante todo o processo executivo da Sapata Corrida, e observou as estruturas já executadas no entorno da referida vala escavada (imagem 5), onde obtiveram vasto aprendizado não apenas no processo executivo da fundação como em todas as etapas da obra.
Para próxima postagem, será citado os benefícios observados pelo grupo na utilização da referida fundação.


(Imagem 5): Alvenaria Estrutural  executada próxima a referida Fundação

Nenhum comentário:

Postar um comentário